sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Valor médio de avaliação bancária aumentou ligeiramente em Janeiro

O valor médio de avaliação dos imóveis realizados pelos bancos fixou-se em 1010 euros por metro quadrado em Janeiro, correspondendo a um aumento de 0,5% face ao mês anterior, revela esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em termos homólogos, o valor manteve uma variação nula, o que representa uma melhoria face à queda de 0,9% que se verificou em Dezembro.
O valor médio de avaliação bancária, que é realizada para efeitos de atribuição de crédito, fixou-se no conjunto de 2014 em 1009 euros por metro quadrado, pelo que a variação de Janeiro se fica por um cêntimo.
Comparativamente com 2013, o valor médio do último ano revela um acréscimo 0,3%, relativamente, uma melhoria muito ligeira na avaliação dos bancos, que muitas vezes utilizam este processo para conceder menos crédito.
Os dados relativos a Janeiro reflectem, em particular, o aumento na Área Metropolitana de Lisboa, cujo valor médio passou de 1208 euros, em Dezembro, para 1221 euros em Janeiro.
Segundo o INE, a variação homóloga nula traduziu o efeito conjugado do aumento de 0,9% nos apartamentos e da diminuição em 1,1% nas moradias.

Sem comentários:

Enviar um comentário